Musicoterapia é a área que trata-se da melhora de pacientes com necessidades terapêuticas (relaxantes mentalmente). Um musicoterapeuta trabalha com vários tipos de pacientes como, por exemplo, as pessoal com deficiência mental ou até mesmo as grávidas, entre outros tipos de pacientes.
Por estudos feitos, a musicoterapia existe desde o início da raça humana. Mas só foi oficializada na primeira universidade em 1944 nos Estados Unidos. Até hoje ela tem um bom valor significativo, porém não tão conhecido.
Um musicoterapeuta em uma consulta, tem a opção de fazer um tratamento diretamente auditivo, ou seja, o terapeuta toca a música para o paciente ouvir, mas tem casos que o paciente é muito limitado, por exemplo, quando ele tem muitas dificuldades motoras. Mas em muitos casos os pacientes participam das sessões ou tocando um instrumento, ou dançando, cantando, etc.
Não é necessário que o paciente já esteja desenvolvido musicalmente para fazer a musicoterapia, pois o objetivo das sessões não é musical (para desenvolver-se musicalmente, ou para criar alguma habilidade musical), mas sim funcionais para o corpo e para a mente.
Escrito por: TAÍZA DOS SANTOS RODRIGUES DE ALMEIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário