quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ENGENHARIA DE PETRÓLEO


Engenharia de petróleo é a área que submete a tratar de assuntos relacionados com a exploração e a produção de produtos como, petróleo, gás natural e outros biocombustíveis.
O dever do engenheiro de petróleo é usar técnicas para descobrir poços e jazidas de petróleo, gás natural e outros biocombustíveis, para que sejam explorados, produzidos e comercializados tanto em exportação quanto em importação.
Um engenheiro de petróleo pode atuar nos campos de atividades petroleiras, plataformas marítimas, refinarias entre outras. Tem que obter conhecimento em engenharia, geologia, geofísica e mineração. Necessita fluência em inglês. Deve obter projetos que visam à produção e exploração do petróleo, do gás natural e biocombustível sem que o meio ambiente seja afetado ou que haja algum prejuízo.
Com a descoberta do Pré – Sal o mercado de Petróleo e Gás Natural deram uma alavancada, propondo que até 2016 tenha profissionais principalmente da área de engenharia de petróleo formados para assumir o cargo. As empresas que mais contratam são a Petrobras e Shell. Esses profissionais ficam responsáveis da exploração até o desenvolvimento de projetos.
Escolhi essa profissão porque ela identifica – se com o meu perfil, pois exige responsabilidade, seguimento de regras, razão e lógica, saber as consequências dos atos. Envolve matérias que eu gosto como a química, matemática, física, entre outras. E agora com a “explosão” do Pré – Sal essa profissão está ganhando mais espaço no mercado de trabalho.

Escrito por: BRENNDA SCALFONI SCARPINI

Um comentário: