quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM JORNALISMO


A Matemática é útil aos jornalistas de economia e política, além daqueles que utilizam dados estatísticos em seus trabalhos.
A grande função do jornalista consiste em transmitir, de forma clara e objetiva, os acontecimentos que presencia e testemunha.
Embora simples essa definição abrange as principais atribuições desse profissional, que desempenha um papel da maior importância nos dias de hoje.
Os meios de comunicação são responsáveis pela veiculação de notícias, tendo se transformado, ao longo do tempo, em formadores de opinião pública. Assim, cabe ao jornalista selecionar e apurar os fatos, gerar e veicular as informações de acordo com as necessidades da sociedade. Criatividade, dinamismo e flexibilidade são alguns dos atributos necessários a quem deseja seguir esta carreira, pois a globalização das telecomunicações exige rapidez cada vez maior na veiculação das notícias. Este é também um trabalho para aqueles que têm, de certa forma, o gosto pela aventura.
O jornalista está apto a trabalhar como repórter, redator, editor, assessor de imprensa e apresentador de noticiários de rádio ou televisão.
A Matemática é muito útil ao jornalista que utiliza dados estatísticos em seus trabalhos. Torna-se particularmente importante para aqueles que trabalham em editoriais de economia e política.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM MUSICOTERAPIA


A música nada mais é que a matemática, se você perguntar a qualquer professor de música porque se deve gostar de matemática ele irá dizer que a matemática é diretamente ligada à música, porque você deve somar tempos, contar compassos e figuras de notas, saber o valor das figuras de notas, quando se muda a clave devem - se mudar as notas, etc. 
A Musicoterapia é música, pois o objetivo dela é trabalhar terapeuticamente a mesma e obviamente envolve a matemática, trazendo assim benefícios ao paciente.Um Musicoterapêuta tem que gostar da matemática, porém não necessariamente detalhada, mas sim estudada com competência.
A musicoterapia é utilizada no tratamento de pacientes com deficiência mental, grávidas ou até mesmo idosos, entre outros. Usa - se então, dança, diferentes ritmos musicais, a execussão do instrumento mesmo que não saiba tocar. Não é necessário que o paciente tenha noções musicais, pois com a terapia ele desenvolve - se musicalmente.
Escrito por: TAÍZA DOS SANTOS RODRIGUES DE ALMEIDA

RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM ADMINISTRAÇÃO


A Matemática é importante a Administração, entender os vários caminhos dos valores que os mesmos possam aplicar nas suas futuras empresas ou mesmo no dia-a-dia de cada um; além do que podem trabalhar com a realidade dos diversos tipos de transações financeiras, como por exemplo, acompanhar as diversas formas de pagamentos de empréstimos, observarem como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais de uma determinada empresa, trabalhar com financiamentos de imóveis, etc.. Tudo isso contribui para o desenvolvimento intelectual da administração, como também amplia as suas visões com relação ao todo de uma empresa, com base em uma parte da mesma, ou seja, ajuda no entendimento do cotidiano financeiro de uma pessoa, de uma família e até mesmo, principalmente de uma empresa, ou mesmo, como administrá-la de uma forma mais correta possível. A relação recorrente entre a Matemática e a Administração é antiga, as fórmulas para calcular juros e taxas, a construção e interpretação  de gráficos e tabelas; todos ligados diretamente ao progresso da Matemática, pois são fundamentais para o estudo, a análise e o crescimento que envolve a parte financeira e produtiva de praticamente todas as empresas.
Escrito por: JENIFER BRUNNA GUISOLFI DA SILVA

RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM ENGENHARIA MECÂNICA


Engenharia mecânica e a matemática possuem uma relação bem próxima. Todas as engenharias se relacionam diretamente com a matemática, pois depende da matemática para aplicações diretas em fórmulas físicas, cálculo de expressões matemáticas. Em todo o curso de engenharia a matemática é fundamental, sendo utilizada desde o começo até o fim do curso.
Para os professores é um grande desafio motivar e ensinar os alunos matemática, pois há uma grande fonte de insatisfações e equívocos. Os estudantes ainda não conseguem entender o porquê de tanta matemática nas engenharias. Muitas vezes se queixam das teorias,que não são utilizadas na prática. Por outro lado também existem professores que não tem o gosto de ensiná-la, pois sabem que e difícil motivá-los, outros porque não tem capacitação suficiente, ou tem dificuldades de se expressar em público.
Seriam praticamente impossíveis as grandes invenções e conquistas do homem sem a matemática. Para qualquer canto que se olhe, se vê matemática. A matemática está tão presente em nosso dia-a-dia que muitas vezes não somos capazes de perceber que tudo o que fazemos a envolve.Como diria o grandioso Pitágoras “O número domina o Universo”.
Escrito por: ANA CLARA GOMES BRANDÃO.

RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM ENGENHARIA DE PETRÓLEO


A matemática tem função predominante na profissão que escolhi exercer, que a engenharia de petróleo. O engenheiro de petróleo sempre estará ligado a desenvolver projetos para exploração e produção de petróleo, a usar esses projetos para que o meio ambiente não seja afetado e também para usufruir de matérias – primas para o desenvolvimento de todos os projetos feitos por ele. Então a matemática terá sempre uma relação constante no dia – a – dia do engenheiro.
Como o engenheiro necessita encontrar e depois perfurar poços e jazidas de grandes profundidades, ele sempre irá usufruir de cálculos para fazer perfurações precisas, sem que haja erros e/ou danificações no meio ambiente.
Essa relação entre a matemática e a engenharia de petróleo visa buscar a racionalização no desenvolvimento de técnicas ligadas a projetos de perfuração, exploração, produção para que assim o profissional possa obter cálculos exatos, sem que haja qualquer alteração, seja ela no desenvolvimento prático de projetos, quanto em cálculos de matérias – primas que serão utilizadas para o desenvolver de cada técnica. Sendo assim, a matemática vai ser a principal aliada do engenheiro de petróleo.
Escrito por: BRENNDA SCALFONI SCARPINI

PROJETO E REGIMENTO ESCOLAR

O projeto do blog fez com que cada pessoa fosse obrigada a refletir sobre o caminho profissional que seguiria, pois os jovens da sociedade atual não conseguem parar e pensar o porquê de suas escolhas, o que os influencia. Nos dias atuais, os jovens têm grande dificuldade de expressar sua opinião, pois se prendem a tecnologia e isolam – se da sociedade, fazendo com que esses futuros adultos digam apenas “eu quero ser...”, mas que na verdade ainda não possuem uma opinião formada.
O regimento trata e retrata de direitos e deveres já vistos no ano anterior, porém com complementos. Alguns tópicos inválidos e outros não, mas no ver do estado é necessário abordar esses tópicos tanto para o aluno quanto para o professor, para uma melhor visão da escola na sociedade.
O regimento escolar deveria impor medidas e soluções pelos órgãos competentes cabíveis. Mas sabemos que na maioria das vezes essas medidas que foram impostas são descumpridas pelos alunos da unidade de ensino quanto por superiores a ele, esses descumprimentos são vistos, mas na grande maioria das vezes ficam sem punições cabíveis. Essas medidas quem vem relatadas no regimento escolar tem que ser aplicadas, mas tem que mostrar ao aluno que o descumprimento de qualquer uma delas lhe trará consequências e não deixar impune fazendo com que o aluno perca o respeito pela unidade de ensino.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

JORNALISMO


Basicamente, colhe informações na fonte e as transmite para o público.
O que não é tão simples quanto parece. Para cumprir sua missão a profissional precisa, muitas vezes, improvisar, exercitar seu espírito crítico, situar a informação dentro de um contexto social e interpretá-la. Além disso, as fronteiras entre as funções dentro um jornal estão ficando tênues. Antes, o repórter fazia sua matéria, passava a bola para o revisor, e este para o editor e para o diagramador. Agora, o jornalista tem que dominar todo o processo, pois não há tempo a perder em um mundo de notícias em tempo real.
As qualidades de o jornalista e coletar, interpretar, contextualizar uma informação e transmiti-la ao público são uma responsabilidade e tanto. Por isso as ações do jornalista precisam ser pautadas pela ética e pelo discernimento. Ele deve entender e ter uma visão bem ampla da sociedade, e por isso os cursos superiores de jornalismo fornece uma formação generalista, incluindo no currículo disciplinas como História, Antropologia e Filosofia. Além disso, ele deve se munir de vastos conhecimentos específicos da carreira, que requerem constante atualização nesta era de internet.
Optei pelo curso de Jornalismo, pois se encaixou muito com o meu perfil, estou no ensino médio, uma fase onde vou traçar diretrizes pra a minha vida, e a única certeza que tenho, é que quero muito ser uma boa profissional, e me sentir a vontade com o que eu faço.

Escrito por: NATÁLIA DA SILVA RESENDE

ADMINISTRAÇÃO

                            
Dinheiro, recursos naturais, tempo, recursos humanos, mão de obra, todos são recursos limitados.
A função do administrador de empresas nada mais é que planejar e organizar o melhor uso destes recursos para maximizar os lucros e minimizar o impacto social e ambiental.
O Administrador é o responsável por fiscalizar e organizar a produção, coordenando a mão de obra para melhorar a produtividade. Ele também atua na seleção dos empregados, testos sistemas, testa métodos e gerencia a ação do departamentode marketing.
Pretendo fazer minha faculdade na FAESA, e escolhe esse curso porque eu estou no curso da administração de empresas com especialização em Recursos humanos, porque já fez vários cursos na área de administração e também porque gosto de lidar com pessoas, e também porque acho que os Recursos Humanos têm uma função importantíssima dentro de uma organização, claro, não desmerecendo outros setores, mas eu acho de extrema importância saber identificar, reter, e aprimorar talentos, saber administrar leva a empresa ao sucesso, mesmo que seja administrar pessoas ou outras coisas, escolhi porque acho linda essa arte de administrar.

Escrito por: JENIFER BRUNNA GUISOLFI DA SILVA

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MUSICOTERAPIA


Musicoterapia é a área que trata-se da melhora de pacientes com necessidades terapêuticas (relaxantes mentalmente). Um musicoterapeuta trabalha com vários tipos de pacientes como, por exemplo, as pessoal com deficiência mental ou até mesmo as grávidas, entre outros tipos de pacientes.
Por estudos feitos, a musicoterapia existe desde o início da raça humana. Mas só foi oficializada na primeira universidade em 1944 nos Estados Unidos. Até hoje ela tem um bom valor significativo, porém não tão conhecido.
Um musicoterapeuta em uma consulta, tem a opção de fazer um tratamento diretamente auditivo, ou seja, o terapeuta toca a música para o paciente ouvir, mas tem casos que o paciente é muito limitado, por exemplo, quando ele tem muitas dificuldades motoras. Mas em muitos casos os pacientes participam das sessões ou tocando um instrumento, ou dançando, cantando, etc.
Não é necessário que o paciente já esteja desenvolvido musicalmente para fazer a musicoterapia, pois o objetivo das sessões não é musical (para desenvolver-se musicalmente, ou para criar alguma habilidade musical), mas sim funcionais para o corpo e para a mente.

Escrito por: TAÍZA DOS SANTOS RODRIGUES DE ALMEIDA

ENGENHARIA MECÂNICA



É a área da engenharia formadora de profissionais que cuidam de projetos, criam protótipos, supervisionam máquinas, calibram medidas. O curso pode ter duração de até cinco anos, sendo considerado o curso mais antigo do país. É um dos ramos de engenharia que mais empregam no país e oferecem possibilidades de acesso tanto na indústria quanto na pesquisa.  
Para aqueles que desejam aventurar-se nesse universo rodeado de máquinas e equipamentos de tecnologia de ponta, necessitam gostar de matemática, física, desenho, sistemas mecânicos. O mercado de trabalho tem estado cada dia mais aquecido segundo, O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que antecipa a escassez do profissional nos próximos anos prevendo inclusive a busca de trabalhadores qualificados no exterior. Esses profissionais tem um amplo leque de opções podem atuar desde empresas automobilísticas, que absorvem a maior parte dos profissionais até em empresas sucroalcooleiras. Porém a atuação desses profissionais não é isolada, o engenheiro mecânico está sempre em contato com outros trabalhadores como o engenheiro químico na área de processos, com o elétrico na área de geração de energia.
O curso me despertou curiosidade, tendo em vista minha paixão pelo setor automobilístico desde pequena, por isso a opção de seguir essa careira. Quando descobri que gostava de matemática continuei cada vez mais entusiasmada, até não restar dúvida alguma em relação à careira profissional que seguiria.

Escrito por: ANA CLARA GOMES BRANDÃO

ENGENHARIA DE PETRÓLEO


Engenharia de petróleo é a área que submete a tratar de assuntos relacionados com a exploração e a produção de produtos como, petróleo, gás natural e outros biocombustíveis.
O dever do engenheiro de petróleo é usar técnicas para descobrir poços e jazidas de petróleo, gás natural e outros biocombustíveis, para que sejam explorados, produzidos e comercializados tanto em exportação quanto em importação.
Um engenheiro de petróleo pode atuar nos campos de atividades petroleiras, plataformas marítimas, refinarias entre outras. Tem que obter conhecimento em engenharia, geologia, geofísica e mineração. Necessita fluência em inglês. Deve obter projetos que visam à produção e exploração do petróleo, do gás natural e biocombustível sem que o meio ambiente seja afetado ou que haja algum prejuízo.
Com a descoberta do Pré – Sal o mercado de Petróleo e Gás Natural deram uma alavancada, propondo que até 2016 tenha profissionais principalmente da área de engenharia de petróleo formados para assumir o cargo. As empresas que mais contratam são a Petrobras e Shell. Esses profissionais ficam responsáveis da exploração até o desenvolvimento de projetos.
Escolhi essa profissão porque ela identifica – se com o meu perfil, pois exige responsabilidade, seguimento de regras, razão e lógica, saber as consequências dos atos. Envolve matérias que eu gosto como a química, matemática, física, entre outras. E agora com a “explosão” do Pré – Sal essa profissão está ganhando mais espaço no mercado de trabalho.

Escrito por: BRENNDA SCALFONI SCARPINI