• O que são matrizes?
São tabelas matemáticas retangulares compostas por números reais ou complexos, organizadas em linhas e colunas para retratar dados numéricos. Cada número é chamado de elemento de matriz, as filas horizontais são chamadas de linhas representadas por i e as verticais de colunas que são mostradas por j.
Existem muitos tipos de matrizes. Dentre elas estão:
Matriz linha: matriz do tipo 1 x n, composta somente de um vetor de linha, chamada também de matriz de linha.
| 1 2 3 7 |, matriz de ordem 1 x 4. (1 linha e 4 colunas).
Matriz coluna: matriz do tipo m x 1, com uma única coluna.
Matriz nula: matiz em que todos os elementos são nulos.
Matriz quadrada: é denominada matriz quadrada toda matriz que possui o mesmo número de linhas e colunas, ou seja, i=j.
Nas matrizes quadradas, os elementos para que i=j forma uma diagonal nomeada de principal e a outra de secundária.
Matriz diagonal: é toda matriz onde todos os números que não estão na diagonal principal são nulos.
Matriz identidade: é uma matriz quadrada em que todos os elementos da diagonal principal são iguais a 1 e os demais são nulos.
Matriz transposta: ocorre quando trocamos as linhas por colunas.
Todos os elementos da primeira linha tornarão elementos da primeira coluna. Todos os elementos da segunda linha tornarão elementos da segunda coluna, e assim sucessivamente.
Matriz simétrica: uma matriz quadrada de ordem n tal que i=j.
• Para que servem?
As matrizes possuem muita utilidade no nosso dia-a-dia, pois possuem o papel de facilitar a nossa vida. São muito utilizadas em games de computadores, propriedades matemáticas, aplicações financeiras, visualizações e simulações científicas, efeitos de cinemas, comparação de preços, etc.
• Qual a relação de matrizes com as profissões?
O conteúdo de matrizes com a engenharia mecânica e a engenharia de petróleo possui uma grande afinidade. Todas as engenharias têm uma relação bem próxima com a matemática e consequentemente com matrizes. As matrizes são úteis nas engenharias para criação de projetos, protótipos, construções, pesquisas, etc. Há também relação com a musicoterapia pois da mesma forma que a adição e subtração nas matrizes, na musicoterapia a adição e subtração, somando técnicas e subtraído sentimentos. No jornalismo, as matrizes são trabalhadas mais na parte da ecônomia e politica que usa - se dados estatisticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário